Equipe:
Gleidson Max
Raimundo Gomes
Regilane Costa
Serdelina Glecia
Sérgio Gleiston
Introdução.
Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens, onde algumas são mais adequadas para um determinado tipo de mercadoria e outros não.
Sabemos que a distribuição é uma das fases mais criticas dos negócios e que dela depende parte importante da qualidade percebida pelo cliente. Segundo Ballou (1998) o transporte é capaz de absorver entre 33,3 a 66,6% dos custos logísticos totais, além do que a confiabilidade de entrega é fruto do recebimento da mercadoria no prazo correto, com a embalagem correta, sem danos causados pelo transporte nem erros de faturamento. Por esse motivo é preciso analisar bem qual o modal que será escolhido para representar a empresa nesse papel tão fundamental da distribuição.
A escolha da melhor opção de modal vem a partir da análise dos seus custos, das características de serviço, das rotas possíveis, da sua capacidade de transportes – peso e medida; da versatilidade e flexibilidade que este proporciona a empresa que o contrata; da segurança e rapidez da entrega, são pontos fundamentais para o sucesso da logística da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário