Transporte multimodal.
É a articulação entre vários modos de transporte, de forma a torna mais rápida e eficaz as operações de transbordo. É aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículos para conduzir a mercadoria até o seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, trens e aviões para efetuar a entrega.
Poderá ocorre a seguinte situação: a carga sai do ponto de produção por meio de transporte rodoviário, seguindo para o terminal férreo, este levará a mercadoria até determinado ponto, onde outro caminhão espera para levar a mercadoria até o porto. Do porto ao chegar ao seu destino, será necessário ainda o transporte rodoviário para levá-lo até o centro de distribuição.
A multimodalidade, apesar de defendida por ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadoria, implica no acumulo de custos pela utilização de interfaces modais, tais como transbordo, manuseio, mão de obra e outros mais.
Para ser considerado um multimodal é necessário que seja realizado, pelo menor, dois modos de transporte, existindo um único responsável perante o dono da carga e um único contrato de transporte entre a transportadora e o dono da mercadoria, que deve ser valido para todo percurso.
a) Intermodalidade
Pode ser descrita como a não ocorrência de quebra da carga quando o transporte de mercadoria se faz, no mínimo por dois modos diferentes de tracção (transporte combinado), desde o momento da carga até a descarga. Ou seja, é um transporte combinada, mas sem ruptura do modo de tracção.
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