Seleção do transporte de modal.
A seleção da modalidade de transporte depende de dois fatores primordiais: a diferença entre o preço de venda do produto na origem e no local de consumo, fator este conhecido pela empresa; e o custo de transporte entre o centro de produção dos produtos até o local de consumo, fator este que muitas vezes é calculado pela empresa durante a escolha do modal.
Para calcular o custo de transporte devem-se levar em conta as características da carga a ser transportada. Isso envolve o seu tamanho, peso, valor unitário, tipo de manuseio, condições de segurança, tipo de embalagem, distancia a ser transportado, prazo de entrega e outros.
Depois de feita essa análise das características da carga é preciso fazer uma análise das características do modal de transporte. Nessa análise deve ser verificada se esse tipo de modal tem condições de infra – estrutura de malha de transporte; se existe condições de operação; qual o tempo de viagem; quanto custa o frete e as tarifas; se existe mão – de – obra envolvida e, outras características que variam de acordo com o tipo de carga.
Também influência na seleção da modalidade de transporte o fator tempo, já que cada modal apresenta um tempo diferente em função de suas próprias características; o fator custo, onde cada modalidade terá seu componente de custo, que determinará o valor de seu frete e de suas tarifas; o fator manuseio, onde cada modal estará sujeito a determinadas operações de carga e descarga, nas quais a embalagem permite facilitar o manuseio e pode reduzir perdas e até racionalizar custos.
Outro fator influenciador é a rota de viagem, pois cada modal envolve maior ou menor número de viagens, podendo a empresa adotar o transporte intermodal sempre que o custo do transporte possam ser racionalizados.
O Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior classifica o Sistema de Transporte quanto à forma de modalidade. Aquele que envolve apenas uma modalidade se chama modal, que é o caso do rodoviário. Já os que envolvem mais de uma modalidade, são chamados de intermodais, que é o caso do transporte ferroviário, que necessita da ajuda do rodoviário para fazer o transporte até o consumidor final.
Existem ainda os transportes que envolvem mais de uma modalidade, porém, regidos por um único contrato, são nomeados de multimodais. Os segmentados são aqueles que envolvem diversos contratos para diversos tipos de modais. E os sucessivos são aqueles que quando a mercadoria alcança o destino final, necessita ser transbordada para prosseguimento em veiculo da mesma modalidade de transporte, mesmo regido por um único contrato.
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