Dutoviário.
O transporte dutoviário é feito através de tubos (dutos), baseando-se na diferença de pressão. Sua utilização privilegia materiais fluidos, tal como gases, líquido e sólidos granulares. Apresenta elevado custo de implantação e baixo custo operacional, porém possui pequena flexibilidade, pois opera apenas entre pontos fixos, que são as estações de bombeamento e recalque.
Esse tipo de transporte registra muita competitividade para o transporte em alta velocidade e de grande quantidade de fluido, porém necessita de outro tipo de modal para executar a primeira parte do transporte, sendo os mais utilizados o transporte aquaviário e o ferroviário, que leva o produto direto da embarcação ou do trem para a empresa que beneficiar o produto pelo duto.
No Brasil são apenas 16 mil km de extensão de dutoviários e em geral, para a distribuição de petróleo e de gás para empresas especializadas no beneficiamento e na distribuição desses produtos.
Para esse modal é necessário que as dutovias tenham três elementos: os terminais, que fazem a propulsão do produto; os tubos e as juntas que unem esta tubulação aos terminais. Existem vários tipos de dutoviários, cada qual com um nome especifico que depende do produto transportado. No caso do produto derivado de petróleo, o duto se chama oleoduto. Para os derivados de minérios existem os minerodutos e para os gases são os gaseodutos.
a) Vantagens e pontos fortes do transporte dutoviário.
Como principal vantagem o transporte dutoviário apresenta a alta confiabilidade em transportar o produto, já que possui poucas ou nenhumas interrupções no trajeto. Além de ser pouco influenciado por fatores meteorológicos. Oferece ainda um custo baixo de movimentação e uma duração de 24 horas por dia em sete dias na semana direto, sem interrupções.
Possui uma longa vida útil, precisando de pouca manutenção e sendo muito rápido na distribuição do produto. Tem o funcionamento de pronto à pronto para líquido e gases – gás natural – pedindo um baixo número de mão – de – obra.
Muitas das dutovias são subterrâneas e/ou submarinas, considerando uma vantagem, pois minimizam os riscos de causar acidentes. Os riscos desse acidentes são muito pequenas, considerados com os causados por outros veículos de transportes.
Outra grande vantagem é que os dutos podem transportar de forma segura para longas distâncias, dispensando assim o armazenamento do produto. A carga e a descarga são feitas de maneira simplificada, reduzindo assim o custo de transporte – custo variável – e proporcionando um menor índice de roubos.
b) Desvantagem e pontos fracos do transporte dutoviário.
Esse tipo de modal apresenta como principal desvantagem o número limitado de serviço e de capacidade, já que um único duto só poderá transportar um único tipo de material, ou seja, oferece uma linha de produto limitada e o custo inicial é elevado, já que é preciso uma infra – estrutura muito grande para ligar os portos ou estações ferroviárias ao ponto de entrega final do produto.
Os direitos de acesso, construção, requisitos para controle das estações e capacidade de bombeamento fazem com que o transporte dutoviário apresente o custo fixo mais elevado. Em contra partida se paga muito pouco por mão de obra e manutenção das vias.
Ele também não se adapta a muitos tipos de produto, tendo preferência por materiais líquidos e gases. Sem falar que esse tipo de modal para ser implementado pode ocasionar um grande acidente ambiental, tanto por modificar a área que será implantado os dutos, como também em caso de ruptura acidental da tubulação.
c) Oportunidades do transporte dutoviário.
As principais oportunidades que o setor de transporte dutoviário pode ter é a melhoria no sistema de construção dos dutos por módulos e de forma mais rápida e sem causar tanto dano ao meio ambiente como causa; melhoria no sistema de controle e observação de avarias, para que possa encontrar e consertar os vazamentos antes mesmo que cause um desastre ambiental.
Novas tecnologias de desenvolvimento dos tubos cilíndricos de distribuição, que devem ser produzidos de acordo com as normas internacionais de segurança.
d) Ameaça do transporte dutoviário.
Uma das maiores ameaças ao transporte dutoviário é sem dúvida a ação de ativistas e de entidades protetoras do meio ambiente, já que para implantar os dutos, é necessário interromper um ecossistema, que pode ser tanto terrestre, como marítimo, se não os dois.
Outra grande ameaça vem do terrorismo, principalmente nos duto de transporte de combustível e de gás, pois uma explosão nesses dutos poderá acabar com sistema inteiro de oleoduto e gasoduto.
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