3. ESTRUTURA DE UM TRABALHO ACADÊMICO
3.1 PRÉ-TEXTUAIS.
3.1 PRÉ-TEXTUAIS.
São os elementos que antecedem o texto principal do trabalho acadêmico. Servindo com um auxiliar de identificação e utilização. Não se deve colocá-los no sumário.
São elementos pré-textuais:
3.1.1 Capa.
É um elemento obrigatório. Na qual se deve usar a fonte Arial ou Times New Roman, com tamanho 16. E terá margens diferentes:
Margem superior: 2 cm ou 3 cm
Margem Inferior: 1,49 cm ou 2 cm
Margem esquerda: 3 cm
Margem direita: 2 cm ou 3 cm.
E as informações contidas nela devem seguir uma ordem simples e direta, que é:
- o nome da instituição a qual se pertence
É opcional e fica na margem superior da folha.
- nome do autor
Deve ser escrito por completo e sem nenhuma abreviação. Vindo logo abaixo do nome da instituição ou, abaixo do titulo e subtítulo do trabalho na margem inferior da folha.
- titulo do trabalho
Deve ficar centralizado entre a borda superior e a inferior da folha. Com distância da margem direita de 2 cm a 3 cm e da margem esquerda de 3 cm.
O titulo deve ser curto, específico e não deverá conter nenhuma fórmula de qualquer espécie. Deve conter apenas as palavras essenciais, sem prejudicar, é claro, a clareza e o entendimento natural do trabalho.
- subtítulo
É opcional e deve seguir as mesmas normas do titulo, pois deve vim logo abaixo a ele.
- número de volumes
Se houver mais de um volume, deverá constar em cada capa, especificando qual o volume apresentado.
- local (cidade)
É o local da instituição onde o trabalho acadêmico será apresentado
- ano de entrega do trabalho.
Deve vim abaixo do local da instituição no centro da folha e com pelo menos 2 cm da borda inferior dela.
- nome do curso e do professor e/ou orientador.
Opcional. Pode ser usado tanto na capa como na página de rosto, sendo bem mais usado na página de rosto.
3.1.2 Lombada.
É opcional. Em caso de uso deve seguir a norma da ABNT, mais especificamente a norma NBR 1225, que dizer que:
- O nome do autor deve ser escrito longitudinalmente e legível, no sentido do alto para o pé da lombada, tento o intuito de facilitar a leitura do trabalho quando este está no sentido horizontal, com a face voltada para cima.
- Título do trabalho também impresso na forma longitudinal.
- Usam-se também os elementos alfanuméricos que são o número de volumes que tal trabalho apresenta.
3.1.3 Página de Rosto.
É uma cópia da capa, deve constar:
- O nome do autor;
- O título do principal do trabalho
- O subtítulo, caso haja
Deve vim precedido de dois-pontos (:);
- O número de volumes
Em caso de possuir mais de um volume;
- A natureza do trabalho
Onde deve esclarecer se este é uma monografia, tese, dissertação ou trabalho de conclusão de curso.
- Os objetivos do trabalho
De forma reduzida
- Nome da instituição
- Nome do orientador e/ou co-orientador
- Local da instituição
- Ano da publicação.
3.1.4 Ficha catalográfica.
Reuni informações importantes para a catalogação da publicação. Para elaboração desta, é necessária a ajuda de um bibliotecário, que usará as informações da página de rosto mais as indicações dos unitermos do autor e/ou do orientador. É incluído no verso da página de rosto.
3.1.5 Errata.
É um elemento opcional, que deve vim logo após a página de rosto. É a relação de erros tipográficos de uma impressão, com as suas devidas correções. Deve ser constituída pela referência do trabalho e pelo texto da errata, da maneira que seguem em baixo:
ERRATA.
Folha linha onde se lê leia-se
32 3 publicaçao publicação
3.1.6 Folha de aprovação.
É formado pelo nome do autor do trabalho; o título do trabalho; o subtítulo; a natureza e o objetivo; o nome da instituição e a área de concentração; a data da aprovação; nome, titulação e assinatura dos componentes da bancada examinadora e a instituição onde cada pertence.
O nome dos componentes e suas assinaturas dos componentes da bancada examinadora, e a data de aprovação só serão colocadas após a aprovação do trabalho.
3.1.7 Dedicatória.
É um item opcional, onde se presta uma homenagem a um alguém ou a várias pessoas.
É comum que dedicatória seja escrita em homenagem à família, amigos, professores. Porém não se deve fazer uma longa dedicatória nem exagerar quanto o número de pessoas. Também pode ser utilizada no lugar da dedicatória uma frase, um pensamento, um poema, caso o autor ache apropriado colocá-lo no lugar.
É recomendado ser utilizado na dissertação de mestrado.
3.1.8 Agradecimento.
É um item opcional, onde se agradece as pessoas que de uma forma ou outra fizeram parte ou tiveram participação no trabalho. É recomendado ser utilizado na dissertação de mestrado.
3.1.9 Epigrafe.
É opcional e deve vim logo após os agradecimentos. Também pode constar na folha de abertura dos capítulos.
3.1.10 Resumo.
Tem como objetivo dá uma visão rápida ao leitor, para que este tome a decisão de ler ou não o texto na integra. Deve ser fiel ao texto integral e todas as informações que tiver no resumo deveram constar no texto integral.
É a primeira fase da leitura do texto e deve ter uma escrita significativa e explicativa, já que tem a função de explicar o texto principal. Não deve conter citações de autores, nem tabela ou figura.
Também deve ser precedida por referência bibliográfica completa do documento, toda contida em um único parágrafo e em única página.
O resumo tem que conter no máximo 500 palavras tanto na monografia como na dissertação e tese.
3.1.11 Resumo estrangeiro.
Tem a mesma função do resumo em português, a única mudança é que se houver esse resumo, o titulo do trabalho também deverá ser escrito ou subscrito na mesma língua do resumo.
3.1.12 Lista de figura e tabela.
Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto. Onde cada item deverá ser designado por nome especifico, acompanhado de respectivo número de página.
É usado quando uma figura ou uma tabela for mencionada por várias vezes durante todo o texto. Não se deve relacioná-la no pré-texto e tem a função de indicar em que página está à determinada figura ou tabela.
Exemplo:
Lista de figura.
Figura 1.................................................... Pág. 3
Lista de tabela.
Tabela 2................................................... Pág. 5
3.1.13 Tabela x figura x quadro.
As tabelas possuem informações tratadas estatisticamente. O titulo deve ser objetivo, porém não é obrigatória pôr no titulo o ano ou o local da estatística, só quando for realmente necessário. Também não se usa as linhas verticais da tabela, já as horizontais devem ser usadas apenas nos cabeçalhos e nos rodapés.
Um quadro, que é uma informação textual agrupadas em colunas. Não deve ser confundida com figuras. Nos quadros o titulo deve fim na parte superior e não deverá tem linhas verticais nem horizontais dentro do quadro, apenas a moldura deste.
Já as figuras são gráficos, desenhos, fotos, mapas. Nas figuras os títulos devem ser postos na parte inferior dela.
Tanto a tabela, como os quadros e as figuras são enumeradas com os números arábicos e deverá seguir a seqüência dos capítulos onde estão (ex. tabela 1.4 – está no capitulo 1 e é a 4 tabela do capitulo) e são listado no pré-texto
3.1.14 Lista de abreviações e de símbolos.
Lista de abreviações e siglas é opcional, e consiste uma listagem em ordem alfabética das abreviações e siglas usadas no texto, seguida da palavra ou expressão correspondente, grafada por extenso. É recomendável uma listagem própria.
Já a lista de símbolos, deve ser apresentada de acordo com a ordem que aparece no texto, e deve vim com o seu respectivo significado. Também é um elemento opcional e que não deve ser relacionado no sumário e sim numa lista própria.
3.1.15 Sumário X Índice completo.
O sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas inicias dos capítulos e anexos. É indispensável no caso de monografias com menos de 100 páginas. Lembrando que o pré-texto não deve ficar nesse sumário e sim no índice. E seu uso é obrigatório.
Já o índice completo é útil para facilitar a leitura e recorrer à página citada com mais rapidez. Compõe de todos os capítulo e sub-capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário