terça-feira, 19 de outubro de 2010

NORMAS PARA MONOGRAFIAS, TESES E DISSERTAÇÕES

3.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

São os elementos do próprio texto. Constitui em três etapas fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

3.2.1 Introdução.

É a parte inicial do texto, onde se introduz o tema proposto pelo autor para dar a quem vai ler a idéia sobre a qual vai se focalizar, mostrando os objetivos principais da monografia ou da tese.
Para facilitar a introdução deverá responder as perguntas:
- de que assunto tratará?
- porque acha importante tratar este assunto?
- qual o seu objetivo?
- o que pretende defender nesta dissertação?
A introdução pode fornecer as motivações contextuais que levaram o autor a conduzir o trabalho. A caracterização do contexto, as justificativas e as hipóteses também podem vim na introdução, ou destacada a parte, quando for o caso.
Não deve ter mais que três ou quatro páginas. E em seu final deverá ser apresentado os objetivos do trabalho, de forma clara e direta. É importante lembrar que os objetivos devem ter relação direta com o trabalho

3.2.2 Justificativa.

É a parte onde se explica o porquê da escolha do tema da monografia, ou seja, por quais motivos esse tema é importante de ser abordado. Onde se justifica e define o problema em foco.




3.2.3 Desenvolvimento.

Nessa etapa do trabalho, será exposto o assunto, mostrando a maneira como se pensa sobre o mesmo e fazendo as proposições e considerações sobre o tema. Aqui também serão expostas novas teorias ou se concorda ou não com as teorias já existentes.
Está partes está dividida em capítulos e é onde se desenvolverá todo o tema. E é a parte principal do trabalho, por tanto, deve ser exposta de forma ordenada e pôr o assunto em pormenores.

3.2.4 Conclusão.

É a parte final do trabalho. Aqui deverá conter as conclusões dos objetivos e hipóteses, baseados nos resultados de ambos. É importante mencionar que não se deve fazer uma conclusão absoluta e sim uma conclusão relativa. É aqui que deverá ser colocado lado a lado os objetivos e as conclusões dos mesmos. Sendo opcional expor nas conclusões as projeções e repercussões do trabalho.

3.2.5 Sugestões e recomendações.

Devem vim após a conclusão e sugerir ou recomendar algo que aprofunde mais o tema, como citações e fontes para mais pesquisa. Ou ainda citar forma de resolver o problema que o trabalho estava expondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário