quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trabalho de logistica sobre modais - modal aeroviário

Modal Aeroviário.
O transporte aéreo é aquele que realiza o transporte através de aeronaves e que pode ser divido em vôos nacionais e internacionais. Todas as aeronaves possuem uma estrutura para transportar bagagens e/ou cargas em seus porões, esse compartimento pode ser misto (cargas e bagagens), ou individual (somente passageiro ou somente cargas).
O modal aeroviário é sem dúvida o modal mais moderno de todos os outros, além de conseguir alcançar um vasto território, sendo necessário apenas um aeroporto próximo a localidade em que deseja enviar a mercadoria. É ainda considerando um modal misto, visto que pode tanto transportar carga como pessoas.
Esse tipo de modal é ideal para o transporte de mercadorias de grande valor; ou de alto valor agregado; e para materiais perecíveis em situações excepcionais como catástrofes, guerras, epidemias, greves dos outros modais, ou simplesmente por urgência na entrega do material. Porém limita-se muito no tamanho do volume da mercadoria.
Esse tipo de modal visa atender empresa que necessitam de entregas rápidas para encomendas de pequenos portes, de alto valor, do mesmo modo de documentos com emergência de entrega, facilitando a entrega da carga com rapidez e segurança, já que são raras as situações em que o avião e a mercadoria não chegue ao seu destino final.
Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil tem hoje 4.000 aeroportos e aeródromos (locais sem terminais de passageiros), sendo, que 2.498 são misto, ou seja, para transporte de cargas e pessoas, desses 739 públicos e 1.759 particulares. Comparando com os registros da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês), isso significa o segundo maior número de aeroportos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 16.507 locais para pouso e decolagem de aeronaves.
a)     Vantagens e pontos fortes do transporte aeroviário.
Apresenta um baixo custo de instalação e um elevado custo operacional, porém a grande flexibilidade desse tipo de modal compensa o custo elevado, já que permite o acesso a pontos isolados do país com alta velocidade operacional.
É um transporte rápido, o mais rápido de todos os modais. Não necessita de uma embalagem mais reforçada, pois o manuseio da carga é mais cuidadoso. E normalmente suas cargas são unitizadas em pallets ou até mesmo em contêineres, num procedimento que contribui para a redução dos custos e que facilitas o embarque e desembarque das cargas. Apresentando assim menor custo com estocagem.
Normalmente, os aeroportos estão localizados próximos dos centros de produção, o que facilita o transporte rodoviário do centro de produção até o aeroporto, reduzindo o custo com um segundo meio de transporte.
Em geral, possui uma boa confiabilidade, mesmo porque existem vôos freqüentes para determinadas regiões e em caso de não poder levar a carga em um primeiro vôo, é bem possível o embargue num segundo ou terceiro vôo, infelizmente depende muito da dimensão dos porões das aeronaves.
b)     Desvantagens e pontos fracos do transporte aeroviário.
Devido o seu elevado custo operacional esse tipo de modal não é apresentado como alternativa, limitando-se sua utilização a casos específicos. Possui a necessidade de auxilio de outro tipo de modal, de preferência o rodoviário, para levar a carga até o aeroporto e do aeroporto ao destino final. Por esse motivo, costuma-se dizer que o transporte aéreo possuir pouca flexibilidade, já que trabalha somente de terminal para terminal.
A capacidade desse modal é limitada e corre o risco de por não possuir espaço nas aeronaves ser deixado para o próximo vôo, ou até mesmo ser deixado para trás. Possui um valor de frete mais elevado em relação aos outros modais e depende das dimensões físicas dos porões de carga dos aviões, já que se não houver espaço para tais cargas, será impossibilitado de levar.
Se torna mais lento do que o rodoviário quando se trata de curtas distâncias, já que seria necessário fazer varias conexões para chegar ao destino final e dependendo da localidade, essas conexões podem demorar dias.
c)      Oportunidades do transporte aeroviário.
A oportunidade para o transporte aeroviário está na melhor adaptação aos multimodais, transportando partes em veículos rodoviários. A criação de novos aeroportos também se torna uma grande oportunidade, já que desse modo poderá ser feita novas rotas e agilizar a entrega das cargas para cidades que antes não possuir terminais aéreos.
Investimento em tecnologias de sistemas informatizadas para a gestão das capacidades de transporte, como também investimento nos novos modelos de aeronaves e nos novos profissionais de aviação, tanto os pilotos como os controladores de vôos.
Outra oportunidade seria o aprimoramento das técnicas de cargas e descargas nos terminais e a criação de novas maneiras para agilizar o processo burocrático das liberações das cargas nos terminais internacionais.
d)     Ameaças do transporte aeroviário.
Uma das principais ameaças ao transporte aeroviário é o fator clima, mais especificamente durante chuva (tempestades) e nevascas. Existindo ainda as ameaças terroristas, as greves dos controladores de vôos, os acidentes aéreos e a super lotação dos vôos em períodos festivos.
e)     Frete do transporte aeroviário.
Frete é a remuneração pelo serviço contratado de transporte de uma mercadoria e seu pagamento por ser efetuado de duas formas: frete pré – pago (freight prepaid) onde o pagamento é efetuado no local de embarque; e o frete a pagar (freight collect) que é o pagamento no local do desembarque.
Os custos de transporte são influenciados por diversas características, tais como: tipo de carga; peso e volume; fragilidade; embalagem; valor; distância e localização dos pontos de embarque e desembarque.
O frete do modal aeroviário é calculado por meio do peso ou do volume da carga, porém considerando aquele que obtiver maior valor. Essa relação entre peso e volume é estabelecida pela IATA (International Air Transport Associantion, ou Associação Internacional de Transportes Aéreo) que tem a seguintes recomendações:
1kg equivale a 600 cm³
1 tonelada equivale a 6 m³.
Dados da IATA
Existem ainda as tarifas baseadas em rotas, tráfego e custo da carga, ambas são estabelecidas no âmbito da IATA junto as empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme a classificação a seguir:
·        Tarifa geral de carga (general cargo rates)
Normal: aplicada aos transportes de até 45 kg
Tarifa de quantidade: para pesos superiores a 45 kg
·        Tarifas classificadas (class rates):
É o percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral, conforme o caso, quando o transporte de mercadorias especificas, como produtos perigosos, restos mortais e urnas, animais vivos, jornais e periódicos, e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de US$ 1000/kg, apurados no aeroporto de cargas.
·        Tarifas especificas de carga (specific commodity rates):
Que são tarifas reduzidas aplicáveis a determinadas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso mínimo.
·        Tarifa ULD (Unit Load Device):
É o transporte de unidade de domicilio a domicilio, aplicável a cargas unitizadas, em que o  carregamento e o descarregamento das unidades ficam por conta do remetente e destinatário, onde é prevista a cobrança de multa por atraso por dia ou fração até que a unitização esteja concluída.
·        Tarifa mínima:
Este tipo de tarifa representa o valor mínimo a ser pago pelo embarcador, sendo esta não classificada pela IATA.

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