quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trabalho de logística sobre modais - 1º parte

1.      Distribuição na logística.
Distribuição nada mais é do que a operação pela qual se reparte um produto fabricado ou em processo de fabricação, entre diversos pontos de produção e/ou venda. É o repartir, o espalhar em diferentes sentidos, o entregar, movimentar cargas e produtos. Ela começa na fábrica do fornecedor de matéria – prima e só termina nas mãos do cliente final.
Distribuição é toda a rota que o produto faz até chegar às mãos de seu consumidor. E para que este produto chegue com eficiência e eficaz nas mãos de seu cliente é preciso analisar e aprender sobre os modais. Porém antes de tudo é preciso identificar cada estágio  da movimentação do produto, desde a aquisição de matéria – prima até a entrega ao consumidor final.
Somente depois dessa análise é que começará a ser feito um estudo aprofundado de qual tipo de modal deverá ser utilizado, e quem fará a movimentação da carga. Com posse desses dados é que se pode ter uma noção de qual será a influência da escolha do modal no custo do meu produto final.
Sabemos que a distribuição física representa um custo significativo para a maioria dos negócios, impactando diretamente na competitividade da empresa, já que hoje em dia, as produções são bem parecidas e o que pode encarecer ou baratear o produto seja o fator logística de distribuição. Essa influencia na velocidade e na confiabilidade que o cliente deposita na empresa.
Por isso, qual o melhor modal? Transporte rodoviário, aéreo, marítimos, dutoviário ou ferroviário? Para cada rota há uma possibilidade de escolha, que deve ser feita mediante uma analise profunda de custos, que deve ir bem além de uma simples análise do custo baseado em peso por quilometragem. Para cada ligação no canal logístico existe uma característica particular de um modal, que apresenta uma vantagem ou desvantagem sobre os demais.
2.      Administração de transporte.
Administrar o transporte significa tomar decisões sobre um amplo conjunto de aspectos e essas decisões podem ser classificadas em dois grandes grupos: decisão estratégica e decisão operacional.
As decisões estratégicas se caracterizam pelo impacto em longo prazo e refere-se basicamente a aspectos estruturais. Existindo quatro tipos principais de decisões estratégicas no transporte, que são: a escolha do modal; decisão sobre as propriedades da frota; a seleção e a negociação com a transportadora e as políticas de consolidação de carga.
 Já as decisões operacionais são geralmente de curto prazo e refere-se às tarefas do dia a dia da empresas. As principais decisões operacionais de curto prazo são referentes ao planejamento de embarque da carga; a programação dos horários dos veículos juntamente com a roteirização; fazer auditorias de fretes e gerenciamento de avarias.

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