sábado, 7 de maio de 2011

Thomaz Bellucci – semana mágica.


Olá meus amigos leitores,
Fico me perguntando o tempo todo, como a vida é engraçada, não é mesmo? De uma hora para outra tudo pode mudar e transformar para sempre a vida de muita gente. Acho que a prova maior disso, foi essa semana espetacular do Thomaz Bellucci em Madri.
Bellucci veio meio que desacreditado pelos torcedores brasileiros, digo até que ouvi as piores barbaridades nesses últimos meses em relação ao seu desempenho e de repente tudo mudou...
Isso mesmo, as coisas mudaram... Numa semana as trevas e na outra a luz, o brilho de um talento refletindo no horizonte.
Como isso pode acontecer? Se não fosse na vida de um tenista, diria que levou logos anos. Mas como se trata de um tenista, lhe digo que foi de uma semana para outra. Mas estaria mentindo... os resultados surgiram de longos dias de treinos e de torneios. Alguns jogos perdidos, outros vencidos. Tudo conspirando para essa semana acontecer o auge.
No último torneio, uma quarta de final meio desanimada e essa semana...
Bom, veio a primeira rodada do Master 1000 de Madri e a primeira vitória surgiu em cima do Pablo Anduyar em sets diretos. Esse jogo infelizmente não assisti, mas um amigo meu da faculdade, me falou que foi ali que ele começou a acreditar que seria possível o Bellucci ir pelo menos até as oitavas de final, pois passar do Andy Murray não seria nada fácil, para não usar a palavra impossível que ele disse.
As palavras do meu amigo ficaram na minha cabeça. Esse cara nunca entendeu bem de tênis, na verdade eu fui quem apresentei alguns sites para ele. Dias atrás nem si quer falava do Bellucci. E agora tá ai dizendo que começou a acreditar nele. “Algo está errado no mundo hoje”, foi o que pensei.
Lembro que balancei a cabeça num sinal de afirmação, mas fiquei pensando com os meus botões: “esse cara tá de brincadeira com a minha cara, só pode! Ontem, o cara só conhecia o Federer, hoje ele já sabe do Bellucci e do Murray e tá até fazendo analise de chave de um Master 1000.”
Só podia ser brincadeira...
Mas eu acreditava do Thomaz. Acreditava não, eu acredito nele. Sei que ainda tem muito talento para ser mostrado. E como disse essa semana às coisas estavam bem malucas e realmente surpreendentes.
Veio a segunda rodada e ele passou por Florian Mayer. Tudo bem que no terceiro set, o Mayer se retirou. Mas o cara tava perdendo também quando isso aconteceu. Méritos do Thomaz Bellucci e uma oitava de final contra Andy Murray.
Nem nos meus sonhos mais fantasiosos consegui imaginar Bellucci batendo um top 4 justamente naquela quinta feira dia 5 de Maio. Esse dia tem que entrar para história brasileira de tênis. Quebra de tabu de nem lembro quantos anos, que um brasileiro não batia um top 10.
Bellucci entrou em quadra e a magia começou. Ele fez bonito e eliminou o Andy Murray tranquilamente.
Isso mesmo! Thomaz Bellucci bateu o Andy Murray e dominou completamente a partida. Murray ainda tentou alegar que sentiu incômodos ou coisa parecia, porém isso não ia adianta. O dia foi do Bellucci e ninguém pode mudar isso!
E foi ali que tudo mudou.
Jornalistas que antes o criticava, agora o exaltava. Torcedores que antes falava mal de seu jogo, agora o elogiava. Até programas esportivos que nunca antes ouvi falar dos feitos do Bellucci, começaram a falar dele.
Só que isso não foi a única coisa que mudou.

Mudou também a forma do Bellucci jogar.
Com mais garra, agressividade, com disputas longas. Um simplicidade que as vezes se tornava majestosa. E um brilho no olhar incrível. Brilho de confiança e foi com esse brilho que ele bateu novamente um top 10 no dia seguinte.
A vitima da vez... Thomas Berdych e outro belo jogo, de dá orgulho de ser brasileira. Se o torneio fosse decidido ali, naquele jogo, eu estaria completamente feliz. Mas não, ali era apenas as quartas de final e teríamos o Nole pela frente.
Em circunstâncias normais, eu nem me atreveria dizer que Bellucci tinha chances contra o Novak Djokovic. Mas a confiança tava em alto e bom grau. E por que não?
Chegou o dia da semifinal. Thomaz Bellucci contra Novak Djokovic, o segundo melhor do mundo. Ganhou praticamente tudo o que disputou esse ano, o homem a ser batido no circuito e... Acho que devo rever a minha afirmação anterior, não é mesmo?
Mas não, eu estava confiante. Acreditava no Thomaz. E ele fez o que ninguém esperava. Um set perfeito, inacreditavelmente agressivo e poderoso. Dava orgulho, emoção a cada lance. Dava prazer de assistir e torcer por ele. A sensação era de que iríamos para final contra Nadal...
Mas... Nole enfim voltou a vida... e o sonho começou a se desfazer. A semana surpreendente não teve o final que se esperava. Ela acabou na semifinal.
Confesso que demorei um pouco para aceitar o fato de que amanhã não veria mais um jogo do Bellucci; que não veria o meu orgulho brasileiro grita e sair pelos poros como fez nesses últimos dias.
Porém quando parei e olhei tudo o que aconteceu nessa semana com esse garoto, vi que a vida realmente é engraçada, ela apronta bonito com a gente ás vezes. Esse não será o último torneio que assistirei do Bellucci, nem muito menos a última vez que o verei jogando tão brilhantemente assim. Tenho fé de que depois desse torneio, dessas vitórias maravilhosas, o tênis brasileiro e o Thomaz Bellucci não mais serão os mesmos.
Talvez esse seja o começou de novos e poderosos dias de jogos perfeitos.
Se Thomaz jogar com a garra que jogou contra o Andy Murray junto com a ousadia que teve contra o Thomas Berdych e a determinação que mostrou contra o Nole, poderei ter certeza que o sonho de belos títulos, virará realidade dentro de muito breve.
Como disse, a vida é engraçada. Um dia se está por baixo, sendo criticado e sofrendo com os fracassos. No outro, se está sorrindo, mostrando talento e competência para dá e vender. O que não se pode é achar que a vida não mudar, que não há movimento e momentos para serem melhorados.
Quem sabe, esse não seja o começou de uma nova era na vida do Bellucci, ou ainda de um novo começou...
Aqui é só uma parte dessa história, dentro de breve novas partes. Aguardem os próximos torneios.
Parabéns Bellucci

Dely Nicolete


Nenhum comentário:

Postar um comentário