quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trabalho de logistica sobre Modais - conclusão

  Conclusão.
Ao longo de nossa análise percebemos que os cinco tipos de modais apresentam singularidades essenciais para cada tipo de carga. Foi apresentado as vantagens e desvantagens de cada qual, mostrando como eram calculados seus fretes e quais as oportunidade e ameaças que o mercado de cada modal possui.
Sabemos ainda que nos tempos atuais a logística tem sido considerada uma área de potencial na conquista de melhorias e nos resultados das empresas, se tornando cada vez mais um vantagem competitiva para as empresas, por esse motivo o investimento na distribuição tem sido fundamental e de caráter preciso para o sucesso das organizações e de seus produtos.
Porém, aprendemos ao longo do estudo e da formação deste trabalho que para se ter um sistema de transporte organizado é preciso uma visão sistêmica e planejada, onde pelo menos se conheça o nível de serviço atual e o nível de serviço esperado, pois a qualidade do serviço de qualquer empresa está ligada diretamente ao transporte de carga, e a escolha do modal certo para a carga certa pode dá a empresa uma vantagem competitiva maior no serviço prestado.
Concluímos que é necessário o conhecimento sobre a carga, sobre o trajeto, sobre os prazos de entrega e principalmente sobre os custos que a escolha de cada modal pode trazer para o produto. Torna-se adequado analisar que tipo de mercadoria cabe em determinado tipo de modal e se este atenderá a necessidade do produto e do prazo de entrega.
Por fim, julgamos que o estudo e a elaboração deste trabalho reforçaram ainda mais a importância dos meios de transportes e da interferência que estes proporcionam na tomada de decisão da empresa.
A diferença entre os custos, as vantagem e desvantagens, as oportunidade e ameaças de cada modal fez perceber que os meios de transportes estão cada vez mais interrelacionados, buscando compartilhar e gerar um economia em escala, capacitando o movimento de cargas e diferenciando a oferta de serviços logísticos.
Percebemos ainda que esse crescimento por meios dos modais, esbarrar na dificuldade de infra – estrutura ofertada tanto pelo setor privado como pelo setor público, que condicionam os investimentos nas vias de acesso para a desova de produção.
Contudo, pode-se concluir que não existe forma de dizer qual o melhor ou mais viável meio de transporte, pois essa resposta dependerá de uma série de fatores, como: urgência da entrega, custo de frete, peso e volume do produto, tipo de carga, local de entrega e outros.
Por tanto, o melhor modal será aquele que se enquadrar melhor na necessidade momentânea da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário