quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sistema Lean - OS 4P's

8. OS 4P's

LINKER & MEIER subdividiram os princípios do Sistema Toyota em quatro grandes grupos e chamaram de os 4P’s: filosofia, processo, pessoas/parceiros e solução de problemas (em inglês: philosophy, process, people/partners e problem solving) [1].

Filosofia. No nível mais fundamental, os líderes da Toyota vêem a empresa como um veículo para agregar valor aos clientes, à sociedade, à comunidade e aos seus funcionários.

Processo. Os líderes da Toyota aprendem, por meio da instrução e da experiência, que, quando seguem o processo certo, obtêm os resultados certos. Enquanto alguns procedimentos que devem ser feitos em nome do Modelo Toyota atraem dólares imediatamente para suas bases, como redução de estoque e eliminação de movimentação desnecessária nas tarefas, outros são investimentos que, a longo prazo, são os mais difíceis. Alguns são claramente quantificáveis em termos de causa e efeito, ao passo que, em outros casos, é preciso acreditar que haverá alguma compensação. Por exemplo, levar peças para uma linha de montagem a cada hora pode parecer um desperdício; no entanto, isso sustenta o princípio da criação de fluxo. Despender tempo no desenvolvimento de consenso e na obtenção de informações junto aos que são afetados pode parecer desnecessário, mas, se você passar por cima desse processo algumas vezes, sempre o ignorará.

Pessoas e parceiros. Agregue valor a sua organização desafiando seus funcionários e parceiros a crescerem. O STP foi, numa época, denominado sistema de “respeito à humanidade”. Quase sempre pensamos que respeitar as pessoas significa criar um ambiente sem estresse que ofereça muitas facilidades e que seja agradável aos funcionários. Mas muitas das ferramentas do STP objetivam trazer problemas à tona, criando ambientes desafiadores que estimulem as pessoas a pensar e a crescer. Pensar, aprender, crescer e ser desafiado nem sempre é divertido. Nem o ambiente da Toyota sempre o é. Mas as pessoas e os parceiros da Toyota, incluindo os fornecedores, crescem e tornam-se melhores e mais confiantes.

Solução de problemas. Continuamente, deve-se resolver a raiz dos problemas para que se conduza a aprendizagem organizacional. Resolvemos problemas todos os dias, gostemos ou não. Geralmente, não gostamos, pois os problemas são verdadeiras crises – um combate. Os mesmos problemas surgem porque não vamos até sua causa e não acionamos as contramedidas. Na Toyota, mesmo quando parece que o lançamento de um produto ou o projeto de uma equipe foram realizados sem erros e alcançaram todos os seus objetivos, muitos problemas tiveram que ser resolvidos. Sempre há oportunidade de aprender para que, pelo menos, haja menor probabilidade de os mesmos problemas ocorrem novamente. Mais ainda, quando alguém na Toyota aprende uma lição importante, espera-se que a compartilhe com outras pessoas que confrontam problemas semelhantes, de foram que a empresa possa aprender.

Segundo LINKER & MEIER afirmam que “o objetivo do modelo dos 4P’s, até certo ponto, era ser hierárquico, com os níveis superiores construídos sobre os níveis inferiores. Sem uma filosofia de longo prazo, uma empresa simplesmente não fará tudo que os outros P's implicam. O processo técnico oferece o ambiente onde desafiar e desenvolver as pessoas, o que é necessário se você espera alcançar uma verdadeira organização de aprendizagem concentrada na melhoria contínua através da resolução de problemas” [2]. Eles criaram uma pirâmide para ilustrar melhor a relação entre os 4P’s e os 14 princípios, conforme observamos na figura da página anterior.


[1] Idem, pp.27-29
[2] Idem, p.28.

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