segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

São Nicolau e minhas lembranças de suas festas

Olá meus queridos leitores,
hoje venho falar sobre lembranças de criança.
Na verdade, lembranças deliciosas de meu padrinho - avô (vovô Luis)

Dia 7 de Dezembro.
Para mim, e muitos da minha familia hoje é um dia de saudades.
Durante muitos anos, meu avô Lulu (nome carinhoso que eu o chamava) comemorou o dia de São Nicolau.
Quem?
Pode fazer essa pergunta!
Para muito Nicalau não é um Santo muito famoso.
Para mim, traz lembranças deliciosas de meu querido avô.

Lembro, que quando eu era pequena contava os dia para chegar Dezembro. Por dois motivos é claro. O primeiro, é que o Natal estava mais proximo e isso significa dizer que iria ganhar presente. E isso para uma criança é maravilhoso!

O segundo motivo era mais mágico que a mágia natalina.
Geralmente, eu, meus pais e meu irmão viajavamos para Aracaju (casa de meus avos maternos) para uma festa.
Festa de São Nicolau.

Quando criança, as festa de São Nicolau era mais pelo o simples fato de reunir os primos todos e fazer muita bagunça.
Conforme os anos foram passando descobri que aquelas festas eram mais do que uma simples reunião.
Era os melhores momentos de minha vida com o meu padrinho.

Aos poucos, ele me contava as historias daquele santo desconhecido.
Protetor dos marinheiros e pescadores, dos estudantes também. Defensor dos injustiçados e oprimidos e das crianças também.
Meu avô me sentava num cantinho, e contava-me toda vez que fazia aquela festa em agradecimento de sua saúde. Contava-me as lendas daquele Santo tido como o Papai Noel para muitas crianças. E ainda me mostrava a sua bela imagem.

Lembro que quando cresci, o entendimento sobre aquela festa se fez claro. E aos pouco também foi me tornando devota de São Nicolau.
Durante anos procurei imagens dele, para presentiar meu querido avô, mas nunca encontrei
Antes que digam: e a internet não possuia?
Talvez sempre possuiu, mas há sete anos atrás isso era quase impossivel (internet era coisa de rico).

Hoje, faz sete ano da sua ultima festa (silava, como ele a chamava).
Lembro-me como se tivesse sido ontem...
Ele estava tão feliz.
Os netos dele ali ao seu redor, brincando, dançando e principalmente felizes.
Foi delicioso cada momento.
As musicas
As danças
As piadas na mesa
Os sorrisos
E principalmente ter tido ele do meu lado.

Hoje, dia de São Nicolau, peço a Deus e ao meu querido Santinho
Que abençoe nossa familia
Proteja meu primos que assim como eu também sentem falta daqueles momentos unicos de amor e de simplicidade.
Peço saúde, proteção nos meus estudos e na minha vida.
E que nunca, em momento algum, apague a memoria de meu querido vovô Lulu de minha vida.

Com carinho,
Dely


PS: Depois de muitos anos, enfim encontrei uma imagem de São Nicolau.

Trago aqui para vocês algumas lendas sobre esse Santo maravilhoso.

São Nicolau é o de patrono dos marinheiros e pescadores, já que muitas de suas historias falam que ele teria com sua familia uma trota de nautica.
É também protetor dos estudantes. Nicolau teria sido enviado pela família, quando jovem, a estudar em Alexandria. Contam ainda que ele seria defensor dos injustiçados e oprimidos: teria aparecido em sonho a Constantino para intervir em favor de três de seus servidores que, embora inocentes, haviam sido condenados à morte.

A lenda também inclui um estranho milagre: teria ressuscitado três crianças assassinadas por um açougueiro, picadas em pedaços e jogadas num barril para serem servidas como carne salgada durante uma época de fome. Na sua história mais conhecida no Ocidente, Nicolau ajudou as três filhas de um comerciante falido, que pretendia forçá-las à prostituição, jogando um saco de ouro que serviu ao pai de dote para casar a filha mais velha. Depois jogou outro para a segunda filha. O pai o descobriu quando jogou o terceiro e lhe pediu perdão. Em honra dessa lenda, São Nicolau foi geralmente representado na heráldica por três besantes (moedas) de ouro.

Também possui a fama de justiceiro, principalmente sobre as crianças que eram malvadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário