segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Palestra de Gestão financeira

Bom pessoal,
Tudo bom?
Como muitos sabem, sexta - feira apresentei o meu TCC e uma das partes mais importantes do projeto foi justamento o Plano Financeiro (que eu fiquei encarregada de apresentar)
Por isso hoje trago para vocês um pequeno resumo do plano financeiro que a professora Somália Serpa nos apresentou em uma palestra MARAVILHOSA do professor Sócrates.
Espero que vocês gostem, e desculpem por ter tirado os valores.

Projeto Integrador 
Palestra de Gestão Financeira
Professor: Sócrates Cabral.
Professor Sócrates Cabral.

Business Play ou plano financeiro ou plano de negócio.
É o planejamento de 5 à 10 anos da empresa.

Deve-se preocupar com:
- Inversões fixas
- Projeções de receitas
- Pojeções de despesas/custos
- DRE (balancete ou demonstrativos de resultado do exercício)
- Fluxo de Caixa
- Avaliação da rentabilidade (onde se avalia o tempo de retorno e a rentabilidade do negócio).

Lembre-se: o plano financeiro é feito para minimizar os riscos do negocio.

70% das informações do plano serão dadas pelo próprio empresário.
Deve-se trabalhar com o prazo de cinco anos à dez anos (quanto mais longo melhor)

Quando se investe dinheiro quer saber quanto tempo o dinheiro terá retorno. Esse tempo de retorno é o que chamamos de PAYBACK, que pode ser dado  em meses, anos e semestre.

O que seria as inversões fixas?
É quanto o empresário vai desembolsar na parte fixa.
Aqui entra:
- instalações e reforma
- equipamentos
- informática e tecnologia
- consultorias
- estoque de matéria prima
- outros gastos
- despesas pré-operacionais (gastos para abri a empresa, legalização dela principalmente)
- Capital de giro (valor para se manter por um determinado período. O ideal é que seja de pelo menos seis meses)
- Investimento total (somatório de todos os investimentos)

Nessa etapa devem-se elencar cada tópico, descrevendo tudo o que foi comprado ou investido. E quando maior for o prazo de pagamento desses materiais melhor é para você, já que maior será o prazo para arrecadar o valor.

Lembre-se se deve investir mais no negocio fim  da empresa (no seu objetivo) e não em objetivos meio. Não deve também usar nada pirata no plano, um dos motivos é por que após pronto, irá para o banco ou instituições financeiras para o financiamento ou algo do tipo.

Projeção de receitas.
Nessa etapa não pode ter erro, pois é aqui que a viabilidade do negocio começa a ser assegurada.

- Receitas Operacionais (R$) é o total de vendas
Lembre-se aqui você vendeu, mas quem garante que vai receber o valor vendido, a finança.

- Projeção de vendas (em quantidade) deve estipular por mês e a taxa de crescimento.
Ex: no primeiro mês vendo 10 produtos A, de um mês para o outro terei crescimento de 10% e venderei no segundo mês 11 produtos.

- Depreciação (quanto tempo de vida útil tem os seus materiais iniciais)
Ex: computadores, impressoras, TVs e outros.
Você pode conseguir a tabela de materiais depreciativos no site da Receita Federal.

Projeção de despesas/custos.

Custo – é todo gasto realizado para obtenção de um bem ou serviço. Ex: farinha, fermento e açúcar para uma padaria.

Despesa – é o que contribui para a para a realização desses custos. Ex: energia elétrica, água, mão de obra, internet. Mesmo sem produzir nada, ali estão as despesas, pois é fixa. Aqui deve entrar também:
- custo de produto vendido
- pró-labore
- mão de obra (salários)

Bom lembrar, que o custo varia de acordo com a receita.

Balancete – DRE (demonstrativos de resultados do exercício)

Das Receitas Operacionais Brutas (tudo o que você vendeu sem desconto) vem a dedução e os tributos, que deve ser subtraído das Receitas Operacionais brutas, dando assim Receitas Liquidas.

Das Receitas Operacionais Liquidas, você subtrai o valor de Custo do produto, que lhe dará o Lucro Bruto, deste você ainda subtrai as Despesas e a Depreciação, o que lhe resultará em Lucro ou Prejuízo Liquido.

Aqui segue o seguinte padrão

- Receita Operacional Bruta
- (-) deduções e tributos
- (=) Receita Operacional Liquida.
- (-) custo fixo
- (=) Lucro Bruto
- (-) Despesas
- (-) Depreciação
- (=) Lucro ou prejuízo liquido
Lembre-se: Se houver prejuízo coloque o valor entre parênteses. Em geral só se começa a ter lucro a partir do segundo semestre e por fim, só se deve tirar o lucro do sócios a partir do lucro liquido.

Fluxo de Caixa.

É todo movimento de entrada e saída de recursos da empresa.
- Investimento inicial

Geração de caixa
(­+) Entrada de Caixa
            Receitas
(-) Saída de Caixa
            Custos
            Tributos
            Despesas Operacionais
            Total de Saída
(=) Saldo do período

Fluxo com investimento (investimento + saldo do período)
            Mensal

Fluxo de caixa acumulado

Payback (tempo de retorno)

Rentabilidade

-Taxa de desconto (%) – é a taxa de atratividade (até quanto você aceita para colocar o negocio em funcionamento)
- Investimento Incial (R$)
- Valor presente do fluxo de caixa (R$)
- Valor presente liquido (R$)
- Rentabilidade (%)

Acima de 12% a.a é viável o projeto.

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