domingo, 26 de setembro de 2010

Música... Meu oxigênio, meu ar


Quem me conhece há muito tempo sabe que sou alucinada por música...
Que elas fazem parte de mim, que não consigo fica muito tempo sem ouvir nada, e que elas possuem o dom de me acalmar, me emocionar, me animar ou simplesmente de despertar e aguçar os meus sentimentos.

Quando estou triste, uma bela batida me anima – que tal Pegaté (Ricky Martin), ou então Juanes como Amame ou Damelo.
Quando estou nervosa, uma bela canção me acalma – que tal Il divo com Passaré e Heroe.
Quando quero me emocionar, a melhor pedida é Roupa Nova, que tal Do bem e A viagem.

Mas hoje, quero falar bem mais do que as musicas que me encantam, quero falar do sentimento que elas trazem dentro de mim...
Musica pra mim é tudo...
Ouço música desde que acordo até a hora que vou dormir e algumas vezes no meio da noite quando a insônia me pega de jeito, lá está a musica e a Branquela comigo me fazendo companhia.

Estudo ouvindo música.
Escrevo cantarolando uma música.
Faço prova ouvindo musica – mais especificamente Il Divo.
Dormo ouvindo instrumental.
Acordo cantarolando ou Camila ou Roupa Nova.
Tomo banho ouvindo nas alturas o rock romântico do Juanes.
Cozinho, ou melhor, tento fazer algo comestível, ouvindo Ticiano Ferro.
Lavo louça com Laura Pausini nos ouvidos.

É difícil explicar a ligação que sinto pela música.
Às vezes é bem mais forte do que eu. E surgi de formas diversas...
Por exemplo...
Quando ouço uma batida gostosa, ritmada, que contagia.
Sabe daquelas que quando menos você espera tá ali o pé batendo no chão no ritmo da música. A cabeça começa a balançar de um lado para o outro. Os olhos se fecham para sentir a vibração do corpo e da própria batida. E ela faz você sentir o sangue correndo mais rápido nas veias. As pernas começam a quer dançar ao ritmo da batida, as vezes num simples gesto de mover o corpo prum lado e pro outro. É quase impossível resistir...
Pra mim isso é mágico.
Ou então quando ouço uma melodia contagiante, seja ela uma cantiga ou uma opera.
A melodia da musica é o que dá alma a ela. É o que me contagia, que me faz sonhar.

E aquele refrão que gruda no ouvido e no coração, é praticamente impossível deixar o pé parado, ou a boca fechada ao ouvi-lo...

Quando mais nova, toquei teclado... Depois de grande, tentei aprender violão, mas canhota tocando violão já não é muito fácil, se torna pior quando ela não tem coordenação motora suficiente para mexer com os dois braços ao mesmo tempo.
Era terrivelmente humilhante e acabei por abandonar o violão...
Mas o teclado... Essa não consigo, posso passar dias, meses, anos sem tocar no meu velho amigo, mas quando a vontade vem, basta sentar em frente dele, ligá-lo e deixar os dedos correrem sobre ele por alguns minutos... É mágico!!!
Sou completamente fã de solos – isso explica perfeitamente bem por que toco teclado, já que solar a gente pode fazer com uma única mão kkk.

Mas não, quando pequena que ir pras aulas de teclado, ficava horas ali treinando solos. Os dedos correndo no teclado como se flutuassem. Toques tão suaves que nem mesmo sei como explicar. Às vezes fechava os olhos e deixava os dedos trabalharem e o coração servia de guia aos dedos...
Não há melhor sensação que essa...

Ai cresci, o tempo ficou cada vez mais curto e o meu velho amigo teclado, cada dia mais distante de mim. Sempre ali no canto do quarto, sempre esperando que um dia eu o volte a tocar. E ele sabe que vou sempre recarregar as energias ali na frente dele.
Podem acreditar, meu velho teclado não deixo mais.

Mas musica não é sou o meu velho teclado... são os meus CDs, os meus DVD, as minhas partituras, o meu radio, o meu MP3, até mesmo o som do ônibus.
Musica para mim não tem fronteira, pode ser cantada em qualquer língua, e qualquer lugar, desde que sua alma (a melodia) consiga sobreviver às fronteiras, ela fará perfeitamente bem o seu papel.

Quem me conhece sabe que ouço de tudo. Desde a ópera até o rock. Desde o inglês até o instrumental.
Lógico que tenho os meus favoritos, mas ouço tudo... Se tiver uma bela melodia, uma bonita letra, uma batida gostosa de sentir, será apreciada como muito mais carinho e atenção de minha parte...

O que posso dizer... Musica faz parte de mim, do meu ser, das minhas forças.

Dely
Nicolete

Nenhum comentário:

Postar um comentário