quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um descoberta mágica... Praça Luiza Távora

Desde que o ano começou não tive tempo de vim até aqui no blog e conversar com vocês, não é mesmo? Mas aqui estou e trazendo uma bela história para contar.
No dia primeiro de Janeiro, depois de um longo dia de calor, churrasco, piscina e muita conversar, entrega de oferendas a Mãe Iemanjá, o dia não poderia terminar melhor. Eu, minha mãe (Eliane), meu irmão Sérgio e a namorada dele, a Andréia tivemos a brilhante idéia de passear um pouquinho, conhecer um belo lugar para começar o ano com a energia vitalizada. E confesso que acho que deu muitíssimo certo.
O objetivo inicial era ir ao Dom Pastel, comeu obviamente pastel (mas lá também vende pizza, tapiocas, sushi e outras coisas mais). O lugar é incrível! Eu pelo menos adoro!
Dom Pastel.

O conheci quando pequena. Nosso pai costumava nos levar lá sempre que a fome batia e o tempo dava. Aos poucos eu cresci e o lugar também cresceu, mas sem perder a qualidade do serviço e aquele ar de boas lembranças. Ali comemorei aniversários, ri com amigos, levei parentes para conhecer e se deliciar com a maravilhosa comida do local. Quantas e quantas vezes depois de um fim de semana divertido, não terminamos indo para aquele lugar e consagrando a noite. Como disse o lugar cresce e agora é um senhor restaurante. O freqüentamos até hoje, mesmo passado muitos e muitos anos, seja por telefone (tele-entrega) ou indo lá mesmo para ouvir uma música legal e bater um papo gostoso.
Conversa vai, conversa vem. Surgi à idéia de dá uma volta na pracinha que fica ali pertinho. Confesso que em todos esses anos que freqüento o Dom Pastel nunca passou pela minha cabeça, conhecer aquela praça, nem tão pouco sabia o nome da bendita. Passei inúmeras vezes pelo local, achava belíssimas as construções que tinha por lá, mas nunca parei para caminhar por lá. Mas depois de meu irmão e a Andréia tanto falarem que a praça tava bonita, que mereci umas fotos para começar bem o ano,  que não iríamos nos arrepender de conhecê-la, e mais isso, mais aquilo.
Decidimos ir...
Tenho que admitir que não me arrependi nem um pouco de ter ido dá a tal voltinha lá. O lugar realmente é lindo e a historia dele também. Vou por algumas fotos que encontrei aqui pela net do lugar atualmente.
Praça Luiza Tavora - Praça da Ceart

Praça Luiza Tavora

Mas me apaixonei também pela belíssima história do lugar. Dizem que por volta da década de 20, começou a ser erguido um castelo ali. O tal Castelo não mais existe, como deu para percebeu. Mas o pouco que restou demonstra perfeitamente o quão belo seria o tal Castelo.
Segundo alguns sites que visitei para saber a história da tal praça. Eis o que descobri: um comerciante chamado Plácido de Carvalho começou a construção do Castelo para atender ao pedido da jovem Pierina Giovanni, a quem conheceu na Itália e a pediu em casamento, que para aceitar o pedido, disse que somente viria morar no Ceará se fosse construído um castelo em sua homenagem.
O comerciante apaixonado e rico – por sinal, ele deixou vários legados ao povo cearense – comprou um terreno e começou a construção de um imóvel imponente e ao redor construiu pequenos castelinhos para a moradia de seus empregados.
Pierina se casou com Plácido, porém tempos depois ficou viúva e acabou se casando novamente com o arquiteto húngara Emilio Hinko, que havia construído o palacete. Com a morte de Pierina no fim dos anos 1950, o húngaro herdou o imóvel e por volta de 1974 vende-o para um grupo empresarial (Romcy) que acabou demolindo o castelo maior, deixando apenas as dependências de empregados, ou seja, os castelinhos ao redor.
Contam-se as más línguas, que o Romcy depois que demoliu o Castelo foi amaldiçoado e por esse motivo declarou falência. Se isso é verdade eu não sei.
Mas tenho que admitir que realmente fiquei encantada com a beleza do lugar. Trago uma foto da construção do Palácio para que vocês vejam como era belíssimo e de magnífico bom gosto.
Castelo de Plácio Carvalho

Hoje a praça é mais conhecida com a Praça da Ceart, onde se encontra peças de artesanato, maravilhosos por sinal. Resta no lugar alguns castelinhos que servem tanto de cafeteria como para outras coisas mais.
O espaço é maravilho!
Custou cerca de R$ 1,9 milhão a reforma. Recém inaugurada, para falar a verdade fará um ano agora de 14 de Fevereiro. O espaço conta com rebaixamento do meio fio, eliminando as barreiras para deficientes físicos e mães com carrinhos de bebê. Além do mais existe rampas por todos os lados, faixa de pedestres e piso podotáteis (descobri recentemente que isso quer dizer que é de alto relevo) que é marcado com linhas que permitem o livre e trajeto de todos. Existe uma ampla área para lazer, para caminhada, espaço para ginástica com equipamentos e tudo mais. Além de brinquedos, pista de skate, belas paisagens para fotos e uma fonte de água que dança conforme a música que o ambiente esteja tocando e uma excelente segurança.
Para quem ainda quer um lugar que sirva também de ponto de encontro, a praça conta com um espaço café-cultura no vagão de trem, serviço de confeitaria e inúmeros banquinhos e arquibancadas que serve tranquilamente de ponto de encontro.
Para quem ainda não conhece vale a pena dá uma olhadela na Praça e tenho certeza que irá se encantar com tamanha beleza do local.
Deixo algumas fotos desse dia incrível aqui para você...

Nossa Senhora de Fátima abençoando a Praça Luiza Távora.

Eu e a mãe na frente da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Andréia, a mãe e o Sergio também na frente da imagem de Nossa Senhora de Fatima

Sérgio e a Andréia em frente a imagem da Nossa Senhora de Fátima





A mãe, a Andréia e eu nas arquibancadas pertinho do vagão do trem


A mãe na porta do vagão

Eu, a mãe e o Sérgio sentadinhos na escadaria do trem

A comandante

Sérgio dirigindo, eu morrendo de rir e a mãe louca pra descer

A mãe e eu


Andréia





A mãe e o Sérgio em un dos palacetes

Os três juntinho

É pra aquele lado...


Nesse outro palacete não é não

Sérgio voltando a ser criança


E inspirou a nossa mãe


Sabia que tinha um café em um desses palacetes

Brincadeira de criança como é bom




Será que dá pra gente entrar neles?


Dely Nicolete

Nenhum comentário:

Postar um comentário