quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Relatório da Palestra Chilli Beans


RELATÓRIO SOBRE A CHILLI BEANS
Profa. Somália Serpa
 CLEBIA
GLEIDSON MAX
RAIMUNDO GOMES
REGILANE DA COSTA
SERDELINA GLECIA
SÉRGIO GLEISTON
WANDERSON

Segunda-feira, dia 08 de Novembro de 2010, às 19 horas, os alunos da Faculdade Darcy Ribeiro da turma de Processo Gerenciais (3º e 4° semestres) que cursam a disciplina de Projeto Integrador com a professora Somália Serpa, participaram da palestra de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, proferida no auditório da Faculdade CDL. Lá o palestrante discursou sobre o caráter empreendedor de sua empresa, abordando temas como: a história da sua marca e suas estratégias de promoção de venda.  
Caito Maia, dono e criador da marca Chilli Beans, maior empresa brasileira especialista em óculos escuros e acessórios é um exemplo de empreendedor de sucesso. Sua vida é marcada pela determinação e pelo espírito criativo. E sua história de sucesso começa logo após a sua conclusão do 2º grau, quando iniciou o curso de Música na Berkeley University of California, nos Estados Unidos.
Foi durante esse período que observou o hábito dos jovens americanos de comprar óculos escuros com design irreverente e a utilização dos mesmos apenas como um acessório de moda, sendo por muitas vezes um produto descartável, mas extremamente usufruído para compor looks de atitude.
Caito se nomeia com autodidata e diz que seu maior aprendizado foi o período que viveu na Califórnia. Ali observava o maior beço de varejo ao ar livre. Com muita atenção e força de vontade foi aprendendo como trabalhar com óculos escuros.
Então, em 1994, Caito deixa a sua banda de rock e volta ao Brasil, tendo na bagagem algumas peças de óculos escuros comprados na Califórnia. Os óculos que trouxe rapidamente foram vendidos para amigos. E assim firmou uma grande parceria com o seu fornecedor californiano.
Depois passou a vender em praias e feiras. Seus produtos tinham rápida saída, o que o forçava a trazer cada vez mais produtos da Califórnia, chegando até querer comprar todo o estoque de seu fornecedor.
Chegava o momento de criar sua empresa. A criou e foi bem agressivo no mercado. Quando apresentava o seu mostruário, os seus clientes não acreditavam que ele possuía aqueles produtos como aquela modelagem de qualidade e com um preço bom de negociar. Então tudo o que chegava a suas mãos rapidamente era vendido. Porém ele às vezes se complicava por conta da falta de apoio, não possuía capital de giro, vendia muito, mas com prazo muito longo e com margem de lucro muito pequena.
Tempos depois se tornar fornecedor atacadista de grandes grifes como Forum, Zoomp, Carmim, Ocean Pacific, Iódice, Alpargatas, Ópera Rock, e entre outras. E saiu do atacado para o varejo.
Em 1997, Caito decidiu dedicar-se exclusivamente ao varejo de acessórios, em uma operação batizada de CHILLI BEANS. O local escolhido foi o Mundo Mix, onde abriu um estande e teve ali sua segunda “faculdade” de varejo, já que no local ele tinha que mudar a “cara” da loja três vezes por dia para acompanhar o público que ali passava. Até mesmo o valor do produto se alterava ao longo do dia, tudo com muita rapidez e agilidade de uma feira.
Logo após, abriu sua primeira loja na galeria Ouro Fino, no bairro de Jardins em São Paulo. O lugar era decadente, porém sua loja (Chilli Beans) lotava e isso fez com que a galeria se tornou valorizada e subisse no conceito local. Em 2000 ele resolve montar o primeiro quiosque da Chilli Beans no shompping Vila-Lobos. No ano seguinte abriu mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi.
Nesta época, já surgia propostas para franquia, mesmo a marca estando ainda em formação. A franquia foi para a rua antes da marca estar totalmente pronta. E o dinheiro ganho nessa negociação se tornou algo parecido com um financiamento, onde se captava o dinheiro para poder crescer, ajudando assim no crescimento e no posicionamento frente ao mercado da Chilli Beans.
A única franquia que não deu certo foi à primeira, de Maringá, pois a marca ainda não estava totalmente firmada no mercado. Hoje em dia as franquias são firmadas, testadas e aprovadas. Um dos segredos que Caito revela para ter franquias de sucesso é justamente o acompanhamento que ele próprio faz com os franqueados. O próprio diz que: “para se ter uma marca de sucesso com franquias, você tem que fazer o seu franqueado ganhar dinheiro, se eles ganharem dinheiro, permanecerá com tesão na marca, e fará sua marca cresce... é tudo um  ciclo”.
Hoje, Caito Maia é diretor superintendente de uma das maiores redes de acessórios brasileira, com mais de 300 pontos exclusivos no Brasil e quatro no exterior. Comandando mais de 900 funcionários e tendo lojas e quiosques espalhados por todo o país.
Uma das maiores características da empresa é que seus produtos são vendidos única e exclusivamente em suas lojas e/ou quiosques, sem ter vendar em lojas de multimarcas. A explicação vem do próprio Caito: “fiz algumas coisas para ajudar a Chilli Beans, a primeira delas foi acabar com vários pontos de venda de nossos produtos, eliminamos a venda em lojas de multimarcas, pois nessas lojas, você vende para pessoas que não tem conceitos, que vende do jeito que quiser; que não tem cuidado algum e que não sabe a historia do produto que está vendendo. Isso desvaloriza a marca”.
Essa atitude de Caito em eliminar a venda em lojas multimarcas fez com que a Chilli Beans tivesse seus produtos cada vez mais valorizados, por serem vendido em lojas credenciadas da marca, o que acaba valorizando ainda mais o franqueado, pois ele tem a confiabilidade de ser um legitimo vendedor da marca.
Segundo Caito a parceria entre eles e seus franqueados é uma coisa para durar a vida inteira e é levada muito a sério, tanto que os franqueados da Chilli Beans possuem a maior margem de lucro do mercado.
Também está sendo investido fortemente na qualidade dos produtos, para que tenham materiais diferenciados, maior resistência e desenvolvimento próprio de todas as peças. São fechados acordos com fabricas na China e os custos dos produtos caíram bastante e isso fez com que houvesse um aumento no lucro. O foca da Chilli Beans é a marca dela, é o desenvolvimento do produto e não a fabrica, por isso ele terceiriza o fabricante.
Em um determinado momento da palestra Caito revela que há cinco anos tenta montar uma fabrica da Chilli Beans no país, porém explica que não é tão simples assim a montagem dessas fabricas, há ainda a questão de mão de obra que teria que ser desenvolvida e isso levariam muitos anos.
Outro ponto importante da palestra foi quando Caito fala de suas lojas e quiosques. Sua empresa trabalha com dois formatos de pontos de vendas: os quiosques – com infra-estrutura simplificada e ideal para corredores de shomppings, possuindo um layout moderno e de fácil acesso aos produtos – e as lojas - que possuem a infra-estrutura completa, arquitetura padronizada, expositores abertos. Ele explica que em suas lojas ou quiosques não existem trancas nem vitrines, tudo é muito aberto e muito a vontade. O consumidor está ali para se sentir bem e ser bem tratado. Suas lojas pregam facilitar a vida do cliente, deixando-o livre para escolher e dando a oportunidade de voltar à loja. Apesar disso, o índice de furtos nas lojas são muito baixos.
Ele pretende desenvolver ainda duas outras formas de vendas: máquina automática e o caminhão.  A primeira funciona da seguinte forma: são máquinas semelhantes aquelas de refrigerantes ou doces, no qual se expõe os produtos (óculos, relógios e bonés), o consumidor escolhe o que mais lhe agrada, passa o cartão de crédito e a máquina libera o produto. As máquinas serão colocadas em aeroportos, metros, estações, academias dentre outros possíveis pontos de venda. Já o caminhão, funcionaria da mesma forma que as lojas convencionais, porém móveis, indo onde os potenciais consumidores possam se encontrar. Pretende-se colocar, pelo menos, um caminhão em cada estado.
A filosofia da Chilli Beans e de suas franquias é a liberdade para o consumidor.  Existe também a garantia de troca em caso de qualquer problema num prazo de quinze dias e todas as lojas sabem disso. Sabem também que não vão perder nada trocando a peça e a grande sacada é mostrar que agir dessa forma em relação a trocas vale à pena.
Também faz parte da filosofia Chilli Beans o desenvolvimento de tecnologia com:
·         Espelhos digitais, que são ferramentas de alta tecnologia desenvolvida com exclusividade para a Chilli Beans; também usada como um recurso de marketing, capaz de comunicar campanhas, promoções, fazer pesquisas de opinião, captar mailings e, mais importante, criar uma experiência entre consumidor e marca;
·         As câmeras adaptadas em telas planas com sistema touch screen que filmam o cliente e congelam a imagem dando ao cliente a melhor escolha dos seus óculos e ainda pode enviar as imagens para o endereço eletrônico desejado;
·         Fotômetro digital UV 400, disponível em todos os pontos-de-venda, é um moderno aparelho que testa as lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, a proteção UV dos óculos Chilli Beans.

Em outro ponto da palestra, Caito revela que sem uma boa equipe trabalhando junto com ele, a Chilli Beans não seria esse grande sucesso que é hoje em dia. Segundo ele, para trabalhar em suas lojas tem que ser pessoas do bem, ter força de vontade e garra, tem que possuir amo a empresa e tensão pelo trabalho. Ainda afirma em algumas de suas entrevistas que o profissional que ele busca é aquele de bom senso, “são pessoas que olhem para o futuro, sem pressa e que sempre queiram mais, que procure se desenvolver, que se adapte as novas situações e que tenha honestidade”. Porém na palestra ele deixa claro que precisa de profissionais com vontade de trabalhar e que quando encontra dá a possibilidade e a capacidade para que eles cresçam.
Tanto que um dos projetos de Caito é que o próprio funcionário desenvolva produtos e que esse produto sendo bom, será produzido pela empresa. Essa é mais uma forma de motivar o funcionário.
A Chilli Beans também patrocina shows, festas, esportes e ações sociais - sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade. Além do que levando cada vez mais o nome de sua marca ao mercado e a cabeça de seus consumidores.  Investem pesado no marketing e na propaganda, fazendo propagandas inteligentes e ousado.

FONTES DE PESQUISA:

CAITO MAIA. Palestra realizada na Faculdade CDL. Fortaleza. 08 de novembro de 2010.

Site GRANDES PROFISSIONAIS. In: Perfil: Caito Maia. Extraído do site:
<http://www.grandesprofissionais.com.br/html/palestrantes/index.php?id=119&tema=7&subtema=7> (Acesso: 10 de novembro de 2010);

Site CATHO on-line. In: Entrevista Caito Maia e a Chilli beans: questão de estilo. Extraído do site: <http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=7132> (Acesso: 10 de novembro de 2010);

CHILLI BEANS. Site Oficial. <http://www.chillibeans.com.br/a-chilli.php>  (Acesso: 10 de novembro de 2010)

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