quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Laço de amizade

Gomes, Sérgio, Gleidson, eu e Regilane - encontro com amigos no Benfica

Todo ser humano deve sentir a deliciosa sensação de ter amigos. Melhor que isso, é sentir o prazer de ter um encontro com eles.
Dentro de poucos dias, mais exatamente quatro dias, faz um mês que me formei em Processos Gerenciais. Mas não é só isso, faria também um mês que não vi meus amigos da faculdade. E acredite se quiser, aquela turma faz uma falta danada.
Acho que foi sentindo essa mesma sensação de saudade que meu irmão me convidou a marcar um encontro com os amigos para quarta – feira (04/08). Sem nem pensar duas vezes, respondo com um largo sorriso que aceitava tão convite e que na mesma hora iria combinar tudo com o pessoal.
Num impulso peguei o telefone e comecei a fazer os convites. Primeiro, ligamos para um grande amigo, tanto meu como para o meu irmão, chamado Gomes. Falamos que queríamos reunir a turma da UBC e os amigos mais chegados, o que daria umas doze pessoas,  num shompping só pra jogar conversa fora e matar a saudade. Na mesma hora, ele respondeu que sim, que estava dentro, que era só dizer o dia e o local.
Conversando com outro amigo, só que dessa vez pela internet, tamanha duas da manhã, levantei a questão, que também de prontidão disse que sim. E ainda me adiantou que falaria com os demais sobre a idéia.
O Gleidson e eu, falávamos da falta que a faculdade estava fazendo, mais exatamente, da falta que encontrar os amigos todos os dias nos fazia. Sem sombra de dúvidas, nesses dois anos, aprendemos a ter um aos outros sempre ali, ora tentando animar o outro, ora sendo animado pela turma.
Em alguns momentos pensei em desistir de tudo, mas foram eles que não me deixaram fazer isso; que num gesto ou até mesmo em palavras me fizeram mudar de idéia, rever meus conceitos e sorrir pro mundo. Honestamente, precisava ver meus amigos e renovar minha energia.
Ligamos para alguns outros que também havia confirmado presença. Seria então um encontro entre eu, meu irmão, Gomes, Gleidson, Regilane, Wanderson, Kamila, Joana, Katana, Fabiana, Pedro e Clebia. Estava tudo certinho, que as 19 horas do dia 04 de Agosto de 2011, estarias todos juntos no Shompping Benfica, para matarmos a saudade.
Confesso que contava os dias para que isso ocorresse logo. A saudade batia forte dentro do meu peito, ainda mais depois de ter ido  faculdade e visto os corredores ali tão vazios; tão sem som, sem o animo que costumava ter.
Se passou pela minha cabeça de que dentro de uma semana estaria voltando para faculdade, agora no curso de Gestão Financeira, e que dessa vez não possuía ninguém que eu conhecesse nessa nova turma. Sem querer me bateu uma tristeza, um medo, um vazio. Como seria possível viver momentos de solidão num local que só me deu alegria e grandes amigos?
Enquanto esperava para concretizar minha matricula no novo curso, comecei a pensar que amizade é um dos mais belos sentimentos que o ser humano pode ter, pois é uma troca mutua de conhecimento, de afeição, de admiração, de lealdade, solidariedade, compreensão e fé.
É impossível se ter um amigo sem que se conheça pelo menos um pouco da historia de vida dele e, durante esses dois anos de curso, aprendi tanto sobre meus amigos. Vi e ouvi historia de vida. Inclusive participei de muitas delas, fosse dando um conselho ou simplesmente parabenizando e comemorando junto com eles. Vi nos olhos de muitos o cansaço, a dúvida ou então o orgulho e a sensação de dever cumprido todas as vezes que tínhamos uma apresentação ou até mesmo na colação de grau.
Ali, naquela solenidade, vi o auge do orgulho estampado no rosto de cada amigo, de cada colega. Como poderia ver aqueles corredores da faculdade sem os rosto familiares que tanto admirei e que tanto me afeiçoei?
Se leva tempo para perceber e entender que uma amizade está nascendo dentro de si. Aos poucos se descobri uma pequena, ainda, admiração por aquele ser ali parado em sua frente. Seja a garra, a determinação que ele possua ou sua inteligência em entender as matérias que você ainda não conseguiu absorver de verdade. Mas a verdade é uma só: toda amizade nasce de uma admiração, que com o tempo se transforma em afeição, confiança e lealdade.
Acho que não existe nada mais belo do que a confiança que se deposita em um amigo. É nessa hora que se consegue achar uma pequena brecha para falar de sentimentos, da suas dores ou de suas maiores alegrias. É quando se tem confiança que se entrega verdadeiramente o coração a um amigo, na esperança de nunca ser magoado.
Amigos são completamente diferentes de colegas. Ambos podem possuir interesses ou atividades em comum, mas o que vai definir se aquele ser ali será seu amigo ou seu colega é justamente o forte laço de afeição que tempo tratará de criar entre vocês. Um colega pode muito bem ser um amigo tempo depois.
Então chegou o dia de encontrar meus amigos. Confesso que estava ansiosa. Não sabia o que espera. Lembro que quando terminei o ensino médio, eu e meus amigos, dizíamos que sempre iríamos ter encontros para não perdermos o contato. Mas a vida nos levou para caminhos diferentes e hoje, poucas vezes vejo meus amigos do colégio.
Enquanto me arrumava, pensava justamente nisso. Seria possível que em tão pouco tempo nós já não nos reconhecêssemos mais?
Não. Isso não aconteceu. O encontro foi maravilhoso! Pena que das dozes pessoas que havíamos combinado de ir, apenas cinco foram.  Eu, Sérgio, Gomes, Gleidson e Regilane. Ali estávamos e acreditem não havia mudado absolutamente nada. Queríamos saber como andava a vida de cada um, o que iriam fazer daqui pra frente, coisas desse tipo.
Não durou muito já estávamos lembrando das aulas, de alguns professores e principalmente rindo muito. Somente amigos conseguem ter a liberdade de brincar como estávamos brincando. Talvez o riso mais gostoso que já tenhamos dado nesses dois anos que nos conhecemos.
Hoje... descobri que amigos, por mais que estejam afastados, serão sempre eternos dentro do meu coração. Vão existir amigos que não mais verei. Outros tantos que ainda manterei contato. E principalmente outros novos que iram surgir.
Seja como for, para minha vida meus amigos sempre terão uma porta aberta para nos encontrarmos.
Com carinho
Dely Nicolete

Nenhum comentário:

Postar um comentário