quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Branquela: a nova fase da minha pequena - parte 1


Aprendi tanto com a minha pequena bola de pelos. Branquela hoje pesa 9kg, 14 anos de vida, dos quais 10 anos ela dividi seus sábios ensinamentos com essa que vos escreve.

Minha pequena é uma guerreira. Passou fome. Apanhou de moleques e desalmados; era cheia de carrapato, pulga e vermes. Tão medrosa que chega partir o coração aquele olhinho tristonho no meio de seu temor.

Sei de coisas absurdas que fizeram com minha pequena antes dela vim parar aqui em casa por definitivo. Ela chegou a ficar 4 dias sem comida, quando muito comia porcarias que a vizinha jogava para ela. Apanhou de vassoura e teve bombinhas de São João estouradas perto de seu ouvido. Viajava de um lugar para outro, sempre trocando de dono, por que quem dizia que a criava não parava em canto nenhum.

Um belo dia, minha pequena chegou para mim. Um presente de Deus. A coisa mais preciosa que ganhei nesses longos 10 anos. Depois de um belo banho, com direito a corte dos pelos, carrapaticida e uma tigela de leite depois, descobri que seriamos amigas durante minha vida inteira.

Minha menina hoje é bem cuidada. Tem sua caminha, que fica do lado da minha. Só dorme se for na cama dela, com o lençol dela e  no ar condicionado. Leite para começar bem o dia. Não anda mais de coleiro, nem presa em canto nenhum. Caminha livremente por toda a casa e manda e desmanda no espaço.

Tem comida e água fresca sempre disponível na sua vasilha. Banho toda semana no pet shop aqui do lado de casa, com tratamento vip de ser apanhada e entregue em casa. Atendimento veterinário sempre que a doida que aqui vos escreve nota algo estranho com ela.

Não lhe falta amor. Pelo contrario do funcionário que trabalha aqui conosco até os clientes que eu atendo como taróloga, todos são loucos por minha pequena menina. E ninguém, ninguém mesmo consegue entender como alguém poderia machucar um ser tão dócil como ela.

Branquela já passou por muitas coisas e hoje merece todo o carinho que ela tem aqui em casa. Minha menina ainda enfrenta as doenças que a vida lhe deu. E não são poucas não.

Por comer tanta nojeira com o antigo dono, Branquela desenvolveu uma rejeição por galinha. Toda vez que come um ossinho de galinha ou um pedaço que seja, ela vomita. Se comer rápido demais, ela vomita. E se for em grande quantidade também.

Há três anos descobrimos que ela tem glaucoma e labirintite. Há pouco mais de seis meses ela passou por uma cirurgia de Piometra Aberta, que graças a Deus foi um verdadeiro sucesso e minha menina se recuperou rapidamente, nem marcas ficaram dessa cirurgia.

Quando foi sexta-feira, Branquela surgi com uma novidade muito estranha. Ela estava mancando nas patinhas dianteiras. Parecia doer muito e eu corri desesperada para veterinária, Dr(a) Juliana, que cuida da minha pequena há mais de um ano.

Achamos que era apenas dor articular. Ouvi com atenção as recomendações e os remédios que teriam que ser dados a ela. Voltei para casa tranquila, afinal ela havia tomado uma injeção e logo estaria melhor.

Mas não foi o que aconteceu. No dia seguinte ela continuava mancando e agora não mais queria comer. Negou o seu leite, negou sua carne moída com seu arrozinho. Nego inclusive a sopinha de bebe que ela tanto adora.

Fiquei desesperada! Liguei para Dr(a) Juliana morrendo de medo de ser algo mais serio. Escuto o que ela tem a me dizer e aos pouco vou me acalmando. Principalmente quando a coloco em meu colo. Branquela fica mansinha como um carneirinho, dormindo no meu colo.

Mas a dor não passou. O domingo inteiro ela molinha, mancando e visivelmente sentindo dor. Comer ela começou a comer, mas ainda continuava preocupada. Eis que chega a segunda feira e com ela a chance de descobrir o que minha pequena tinha.

Foi feito um exame de sangue e um raio x de tórax e das patinhas dela. Eu sempre tive problemas em vê a Branquela tirar sangue, mas depois de vê e participar da tortura que é um raio x. Acho que nunca mais vou ter tanto medo assim de agulhas.

O importante é que descobrimos o que minha menina tem. Primeiro de tudo, hoje eu descobri que minha menina agora é uma senhorinha bem velhinha com 68 anos (já que ela tem 14 anos e considerado um cachorra pequena), por tanto tem que ser tratada com uma senhora de idade e deixar de comer ração para filhotes (isso vai ser bem complicado, já que ela tem maior preguiça em quebra as rações maiores no mastigar).

Descobri que ela tem esclerose e artrose. Mas o que me deixou mais preocupada mesmo foi com o exame de sangue. Branquela depois que veio para minha vida, nunca mais teve pulgas ou carrapatos, pois tava sempre sendo observada bem de pertinho e no primeiro sinal de um bicho estranho entre nós, corríamos para o pet shop com um putz carrapaticida na hora do banho.

Mas num fim de tarde, levei a Branquela para passear comigo. Andar de carro um pouquinho, conhecer um belo jardim, lá onde eu compro plantas para cá pra casa. Bastou isso, apenas isso para uma dessas pragas sanguessugas se instalarem no pelo macio e branquinho da Branquela.

Pronto foi apenas isso. No outro dia, senti uma carrapato e corri para o banho com ela. Mas ainda assim não teve jeito. Branquela ganhou uma doença de carrapato e uma anemia por conta disso.

Ou seja, além da idade, do glaucoma, da labirintite, da artrose ainda teremos que cuidas da doença do carrapato e da anemia. Quadro longo, né?

Pois bem, de hoje em diante, decidir que vou fazer textos contando como está sendo os cuidados com a Branquela e sua nova fase velhinha. Acho que vai ter muita coisa para vocês acompanharem e aprenderam comigo e com a Branquelinha.



Resumindo o quadro:

Peso: 9 kg

Idade: 14 anos

Doenças: Glaucoma, labirintite, intolerância a galinha,  artrose,  mancando das patas dianteiras, doença do carrapato e anemia.


Que dentro de muito em breve, venha com boas noticias com relação a saúde da minha menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário