segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A nova fase da Branquela - parte 4



Olá pessoal,
Sei que ainda não falei como minha menina está para vocês e que no post passado falei mais de mim do que dela em si. Mas a Branquela está caminhando...
Como falei ela emagreceu, pois quase não está comendo. Uma latinha de Royal recovery que possivelmente daria para duas refeições, ela está comendo em quatro, isso quando consegue comer tudo que está na vasilha dela.
Água ela está bebendo pouco. Principalmente se eu molho minha mão com a água e passo no focinho dela. Ultimamente esse é um dos meus momentos favoritos, molho minha mão na vasilha de água dela e ela vai lambendo-a, aos pouco ela vai descendo a cabeça e consegue encontrar a vasilha.
Ao mesmo tempo que é um dos meus momentos favoritos, por ela está me dando carinho, é um dos momentos mais dolorosos para mim, pois vejo que minha pequena não consegue tomar água sozinha, nem comer sem que eu tenha que atrai a sua atenção para a vasilha.
Ela já não mais esta tomando os corticoides que tomava para as dores articulares. Menos um remédio para tadinha. Mas ainda continua com o ferro, com o suplemento alimentar (geriátrico), com o cálcio e com o remédio para a doença do carrapato, que é o que mais me preocupa nesse momento. Ainda falta mais quinze dias de tratamento, mas minha pequena será forte e cumprirá tudo até lá.
Uma ultima coisa que percebi nesses últimos dias. A Branquela anda tremendo muito. Alguns sites dizem que seria frio, outros que alguma doença neurológica, ou velhice mesmo. Ainda não sei o que é, mas muito me preocupa. Quando percebo que ela está tremendo, a coloco no meu colo e tento acalmá-la. Algumas vezes ela dorme no meu colo, mas ontem ela estava agitada e foi então que notei que ela está sentindo-se desorientada quando aos locais que ela se encontra.
Como assim?
Bom, que tal ela querer se esconder debaixo da estante dos meus livros, sendo que lá não entra nem a cabeça dela? Ou então querer passar entre o pé da cadeira e da mesa, onde talvez só caiba a pata dela?
Sem falar que agora ela deu para levantar e ficar andando em círculos. Quando não fica parada em frente a porta ou a parede como se estivesse de castigo.
O mais engraçado foi esse dias. Eu e a mãe mudamos de quarto. O meu quarto agora é meu escritório de estudo e o quarto da mãe é onde eu, a mãe e a Branca dormimos. Lá colocamos um guarda-roupa novo com um espelho na porta. A Branca estava parando em frente ao espelho e ficava olhando por um bom tempo para o espelho. Minha mãe brincando com a Branca, dizia ser outro cachorro e que estaria mandando o cachorro embora. Então abria a porta do guarda-roupa para sumir a imagem da Branca. Foi quando percebemos que ela entrava no guarda-roupa atrás do cachorro. Ou então ia para uma das portas do guarda-roupa e ficava com a cabeça encostada nele, como se estivesse cheirando.
Só que quando isso acontece, ela não se move por um bom tempo. Em alguns lugares que li, dizem que isso é comum na velhice, mas em momento algum eles falam o quão doloroso é para seus donos verem aquela cena.
Bom, nesse momento ela dorme na caminha dela aqui do meu lado. A olho com tanto carinho, agradecendo-a por mais um dia comigo e rezando para que amanha quando acordarmos estejamos juntas novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário