sábado, 25 de fevereiro de 2012

Uma Carta aos Céus...


Querido Papai do Céu,


Sei que faz tempo que não lhe escrevo e  mais tempo ainda que não vou a uma missa, ou paro diante de uma igreja. Mas eu e o Senhor sabemos que no meu intimo jamais esqueci os ensinamentos que aprendi quando pequena, ou com meu irmão durante o crisma, e que na maioria das noites, quando a insônia me faz companhia, pego aquele antigo terço de madeira e me ponho a rezar.


Hoje a insônia novamente me faz companhia. E ao invés de buscar auxilio naquele meu velho companheiro terço, busquei uma folha em branco e uma caneta qualquer. Sentei cuidadosamente não chão, aqui mesmo na sala de visitas de minha casa. Como companhia, tinha minha cadelinha Branquela e os sons que vinham de minha rua. E como fonte de inspiração uma foto da minha família.


Olhei por alguns minutos para aquela folha em branco. Bem sei que tenho muito a escrever, mas não sei por onde começar. Nem tão pouco se devo realmente começar. Eu não queria falar de mim, dos meus sentimentos, nem tão pouco de algo que me fizesse lembrar do longo dia que passei. Queria falar do futuro...


Futuro! Essa palavra ecoou tão forte em minha mente. Que futuro seria esse? Um ano, dois. Quem sabe 10 anos? Balancei a cabeça como quisesse que o pensamento fosse embora de uma vez. Não era desse futuro que eu queria falar.


Era o futuro especifico.


Dia 25 de fevereiro de 2012, o dia em que meu irmão completa 30 anos de vida. Pra mim um motivo de orgulho, de festa, de comemoração. Pra ele, “aniversários são apenas aniversários, um dia como outro qualquer onde as pessoas fingem se importar com você e você fingi que se importa que elas lembrem de você”. Palavras que ouvi dele uma vez quando lhe perguntei por qual motivo ele não gostava de comemorar seus aniversários.
Eu e o Sérgio no Jardim Japonês.


Não sei ao certo se esse era o verdadeiro motivo, ou se meu irmão é tão tímido ao ponto de não gostar de festas de aniversário por nesse dia o aniversariante ser o centro das atenções. Ou se existe alguma lembrança que lhe faz não gostar de comemorá-los. Confesso que pouco lembro de comemorarmos os aniversários dele. Ou caia no carnaval, ou na quarta-feira de cinza, ou simplesmente ele não fazia questão de comemorar.


Mas hoje é diferente... não é todos os dias que se comemora 30 anos, não é mesmo?


Pode até não ser os 30 anos que ele tanto sonhou em ter, mas são 30 anos.


Acho que foi por esse motivo, Papai do Céu, que sentei aqui e me coloquei a escrever para o Senhor. Não quero pedir nada para mim e sim pelo meu irmão, seu humilde servo, que por tantas vezes se ajoelho diante do Senhor tão frágil e tão forte ao mesmo tempo, em busca de forças  para seguir em frente.


Venho pedir por ele, pelo meu irmão.


Sei que muitas vezes eu e ele discordamos das coisas, que implicamos um com o outro, e até em certos momentos pensamos que nossa vida bem que seria diferente se não tivéssemos um ao outro; que não precisaríamos dividir a atenção da mãe, que seriamos os donos de tudo, que não perderíamos nosso tempo fazendo favores para o outro e outras tantas coisas a mais...


Mas quando olho a minha vida, vejo que eu não seria absolutamente nada se não fosse por ele. O devo tanto que nem em mil anos conseguirei pagar tudo o que ele fez por mim. Foi meu irmão, meu amigo, meu pai, meu protetor, meu companheiro de faculdade, meu anjo da guarda.


Como honestamente poderia viver sem a presença constante dele?


Alguns dia ouvi ele dizendo que não havia motivos para comemorar essa data tão especial, pois, segundo ele, não tinha feito nada que merecesse comemoração. Sai de mansinho da sala para que ele não me visse chorar e ao sentar na varanda daqui de casa comecei a lembrar.


Como ele podia dizer que não fez nada importante nesses 30 anos? Será que ele havia esquecido que se não fosse ele e eu nossa mãe não estaria mais aqui? Será que ele esqueceu que se não fosse por ele, eu não teria um pai?


Por favor, me aponta ai de cima Papai do Céu, qual outro rapaz você conhece que agüentou a barra de ter uma mãe e uma irmã para cuidar aos 15 anos de idade? Qual outro rapaz que com essa idade e toda aquela pressão, agüentou firme e forte e, agüenta até hoje?


Sei que inúmeras vezes ele deve ter abdicado de compromissos ou de desejos para está ali conosco. Sei também que sonhos e paixões foram deixadas para trás por conta de toda a situação quem vivemos. Sei das inúmeras noites em claro que passou planejando o que fazer com essa nova família que tinha; das vezes que quis desistir e não fez; dos momentos em que quis se revoltar e não o fez; das noites em que eu e ele éramos confidentes fieis, e apoio para dor um do outro.


Como ele pode dizer que não fez nada de importante que merecesse ser comemorado? Ele foi o primeiro filho de um casal; o primeiro neto de duas famílias; o primeiro irmão que tive. Por anos foi o único neto homem da nossa família paterna.


Como pode dizer isso? Quem foi o primeiro dos netos a entrar numa universidade? Os anos de comunidade Mariana, não contam? Os amigos que conquistou durante esses anos, também são feitos? As medalhas que conquistou nadando, também foram feitos?


Como não fez algo importante? Ele criou uma garota de 10 anos, como se fosse seu pai. Assumiu a responsabilidade por dá juízo a ela, por incentivar na educação e além de tudo me deu inúmeras vezes o colo para que eu pudesse chorar. Não admito que ele diga que não é importante para mim.


Foi ele que me ensinou a não ter medo do preconceito alheio; que deveria olhar nos olhos dos outros sem ter medo de ser rejeitada por isso; que os humilhados uma dia serão os vencedores; que me fez acreditar que o futuro poderia ser diferente e que nossa família tinha o direito de sonhar.


Foi ele meu companheiro nas noites de insônia; nos nossos rituais de estraga musica; foi ele quem dançou comigo a valsa de formatura do Abc; meu cavalheiro de honra nos meus 15 anos; meu padrinho de crisma; meu companheiro de faculdade e de formatura.


Como não fez nada importante? E as pessoas que ele ensinou a palavra de Deus, das inúmeras vezes que falou de Deus para seus alunos de crisma; das inúmeras vezes que escutou seus amigos e que ajudou a trazer paz aos corações aflitos; que emocionou as pessoas com seu testemunho. Dos anos e anos que ajudou a criar a comunidade que ele tanto tem amor. Dos anos em serviço daquela comunidade.


Será que esqueceu para muita gente ele é importante? Para mim. Para nossa mãe. Para a Andréia. Para os seus amigos de comunidade, de faculdade, de pós-graduação. Para os amigos e admiradores que conquistou durante todo esse tempo de luta.


Como não ter o que comemorar? Como não comemorar por cada batalha vencida, por cada dia vencido; por cada momento conquistado; por cada historia vivenciada.


Tudo bem que não conseguimos ainda montar nosso próprio negócio como era o seu maior sonho. Mas isso não quer dizer que não o montaremos um dia. Certa vez ouvi um professor falar que alguns projetos precisam serem analisados inúmeras vezes para que somente depois de algum tempo de amadurecimento ele possa ser colocado em prática. Eu acredito que essa filosofia se aplique ao nosso negócio, que o tempo que ele está nessa “incubadora” seja o tempo que nos dois também cresçamos para comandá-lo  como ele merece.


Sabe Papai do Céu, sei que meu irmão teve sonhos que ainda não os realizou. Sei que muitas vezes ele deixou de ir atrás dos sonhos dele para não nos deixar sozinhas. E sei que existem inúmeras coisas para comemorar. Por isso peço ao Senhor, que é amigo intimo dele, que o mostre o quanto ele é importante para muita gente; que esse trinta anos não significam um marco de tristeza e sim a oportunidade de refazer todos os sonhos, só que agora mais amadurecido.


Peço ao Senhor, que quando mandar os seus anjinhos para abençoar meu irmão essa noite, lhe diga que agora é que começa a brincadeira de verdade; que os trinta anos que se passaram do seu nascimento até aqui, foram apenas o treinamento da vida real; que será daqui para frente que as coisas irão acontecer de verdade.


Peço que o Senhor ilumine o coração dele, para que ele perceba que a felicidade não está em fazer grande coisas na vida e sim, em fazer  pequenos gestos que serão eternos na memória de um monte de gente.


E daí que não se tornou um milionário? E daí que não compramos inúmeros terrenos mundo a fora? E daí que não temos uma Ferrari na nossa garagem? E daí que não somos ídolos de uma nação inteira? E daí que nem si que somos conhecido, ou celebridades instantâneas? Isso honestamente não é importante.


O importante mesmo, é que temos um ao outro e que juntos vamos nos preparar para essa nova fase da sua vida. Prometo que estarei aqui, apoiando, incentivando e trabalhando junto com você para realizarmos todos os nossos sonhos.


Lembra que uma vez eu falei que merecíamos sermos felizes? Quem sabe sua felicidade meu irmão, não comece exatamente nos seus trinta anos?


Por fim, Papai do Céu, peço que nessa data tão especial o Senhor se faça presente na vida do meu irmão, ensinando o valor da família, dos amigos, do amor e principalmente o valor da vida, pois toda vida tem sua importância na dinâmica desse mundo e por mais que ele ache que não fez nada de importante sempre terá alguém que ache que ele foi a peça mais importante de sua vida.


Obrigada!


Dely Nicolete





P.S: Meu querido irmão, espero que seu dia seja simplesmente perfeito; que você descubra que são dos pequenos feitos que o homem se torna grande; que a idade somente mede o tempo, jamais ela medirá um coração. Tenho orgulho de você, do seu coração,  de sua luta. Tenho orgulho de ter você como meu pai, meu amigo e principalmente meu Super Sérgio agora trintão.


Feliz Aniversário!


Que todos os seus sonhos se tornem realidade daqui para frente, pois agora sim, chegou a sua vez de ser feliz.


Beijos


Dely Nicolete

Nenhum comentário:

Postar um comentário